terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quase no Paraguai

Quando dizíamos a quem perguntasse porque escolhemos o Paraguai como tema do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, a reação de quem nos ouvia era quase sempre a mesma. "Vão virar sacoleiras?" ou "me traz uns presentes importados?" eram brincadeiras frequentes e inevitáveis, mesmo depois de uma explicação sobre nossos propósitos.

Acontece que tanto nós como quem ouvia nossos planos não conhecemos muito bem um dos vizinhos mais próximos do Brasil, o Paraguai. Na nossa viagem realizaremos o trabalho da reportagem - ainda que sejamos meras aspirantes a repórteres - nos propondo a observar costumes e comportamentos, ler sobre a história e a atualidade e conversar com especialistas, professores e outros cidadãos, para poder reportar o que vivenciamos e apresentar o Paraguai aos brasileiros.

As passagens estão compradas e as primeiras entrevistas marcadas. Sairemos de Florianópolis na quinta-feira, dia 5, em direção a Asunción. A proposta do roteiro de viagem é começar a apuração na capital, seguir para o departamento de San Pedro e depois para Ciudad del Este. Porém, dividiremos o material em uma reportagem multimídia (a ser feita por Beatriz e Domitila) e uma reportagem em texto ( produzida pela Camila).

Uma de nós, a Domitila, está em Buenos Aires, e nos encontraremos com ela em Asunción na sexta-feira. A chica antecipou seu trabalho para realizar um benchmarking no Clarín, observando de perto o processo de produção dos especiais multimídia do jornal portenho.

O blog é o canal para os leitores acompanharem nosso trabalho, participar das discussões sobre temas relacionados a jornalismo, América Latina e Paraguai e também para palpitar.

Sintam-se à vontade e boa viagem pra nós.

¡Saludos desde Brasil!


4 comentários:

  1. Boa viagem!!!
    E sucesso no trabalho.
    Mas lembrem que visitar outro pais tem outras coisas mais importantes como conhecer outra cultura e fazer novas amizades!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a opinião de Andres conhecer novas culturas e fazer amigos al conhecer um novo país, mais acho que a falta de objetividade e la forma petulante e discriminativa que fazem ver nosso país Paraguai, fazem ter um preconceito dos brasileiros, infelizmente, estas pessoas criam uma imagem negativa dos brasileiros, embora nem todos estão na mesma sacola ...

    ResponderExcluir
  3. Los brasileños son la peor mierda de América y mas todavia sus mujeres!

    ResponderExcluir